Campanha contra Lucro Brasil

Continuando com a reportagem sobre o Lucro Brasil publicado pelo Noticias Automotivas, resolvi fazer a tabela abaixo, e um manifesto pro povo si concientizar e dizer NÃO pra essas montadoras que assaltam na cara de pau. Além do preço super elevado, ainda vendem carroças peladas a preço de ouro, isso sem falar nas edições Sporting, ou Cross onde alguns adesivos e plásticos a mais fazem o valor do carro saltar pra alturas.

Segundo a própria Ford, os brasileiros dão mais valor ao visual do que um motor mais forte. Eis a explicação para lançar os pseudos esportivos.

Já o presidente mundial da Honda confirma que o lucro no Brasil é maior que em outros países. Questionado o por quê os brasileiros pagam mais, nem ele soube responder. Mas lembrou que o que conta é o valor percebido. O que vale é o preço que o mercado paga.

Para o presidente da PSA Peugeot Citroën, os preços dos carros no Brasil são determinados pela Fiat e pela Volkswagen. As demais montadoras seguem o patamar traçado pelas líderes, donas dos maiores volumes de venda e referência do mercado, disse.

Um executivo da Mercedes-Benz, para explicar porque o brasileiro paga R$ 265.00,00 por uma ML 350, que nos Estados Unidos custa o equivalente a R$ 75 mil. “Por que baixar o preço se o consumidor paga?”, explicou o executivo.

Falar nisso, até a Nissan concorda que somos explorados. Deixando de lado o comercial dela, escutem a letra da música.

==========

A tabela abaixo segue com os preços ideais calculado como base sobre a multiplicação do quociente entre os valores da Argentina e Brasil. Peugeot 307 Brasil custa hoje R$45000,00 (pois está saindo de linha, ou seja, esse era o valor que a Peugeot Brasil poderia estar vendendo desde o início, afinal lucro ela ainda tem). Peugeot 307 Argentina R$35000,00. Dividindo o valor temos o quociente de 1,29. Esse vai ser o número a ser multiplicado sobre os valores dos carros da Argentina para ter um preço próximo do ideal Brasileiro.

O intuito da tabela abaixo não é mostrar qual é o melhor carro, mas sim mostrar qual carro (Ar Condicionado, Direção Hidráulica, Trio Elétrico, Airbag e Freios ABS) tem o menor valor em São Paulo. E também mostrar qual seria o preço que as montadoras poderiam praticar usando o cálculo acima.

Ficam de fora da tabela o Peugeot 307 pois o valor é devido estar saindo de linha, e Chery Cielo por haver muitos problemas.

Os carros foram separados de acordo com seu espaço interno, e motor de acordo com uso típico do público. Creio que alguns podem não concordar, mas tentei separar usando critérios únicos. Portanto a tabela mostra em primeiro o carro “completo” com o menor valor, e depois os seus concorrentes (apenas em ordem alfabética)

Jac J3 e Nissan Livina não são vendidos na Argentina, por isso coloquei os seus respectivos concorrentes que mais vendem no mercado. No caso o GM Agile, e Fiat Idea.

======= Atualizado 17/11/2011 ========
Hatch Popular

Chery QQ 1.1 = R$23990,00 —– preço ideal R$23260,00

– Chevrolet Celta
– Fiat Mille, Uno
– Ford Ka
– Kia Picanto
– Renault Clio
– VW Gol

————
Sedan Popular

Fiat Siena Fire 1.0 = R$35800,00 —– preço ideal R$31280,00

– Chevrolet Classic, Prisma

————–
Hatch Compacto (motor acima de 1.0, e quatro portas)

Chery Face 1.3 = R$32990,00 —– preço ideal R$28320,00

– Chevrolet Corsa
– Fiat Palio
– Ford Fiesta
– Nissan March
– Peugeot 207
– VW Fox

————–
Sedan Compacto (motor acima de 1.4)

Renault Symbol 1.6 = R$37890,00 —– preço ideal R$37840,00

– Chevrolet Corsa Sedan
– Fiat Siena
– Ford Fiesta Sedan
– Peugeot 207 Passion
– VW Voyage

————–
Hatch Medio-Compacto (motor acima de 1.4)

Jac J3 1.4 = R$37900,00 —– preço ideal R$37230,00 (Agile)

– Chevrolet Agile
– Citroen C3
– Fiat Punto
– Ford New Fiesta Hatch
– Renault Sandero
– VW Polo

————–
Sedan Medio-Compacto (motor acima de 1.4)

Renault Logan 1.6 = R$38790,00 —– preço ideal R$32101,00

– Chevrolet Cobalt
– Fiat Linea
– Ford New Fiesta Sedan
– Honda City
– Jac J3 Turin
– Nissan Versa
– VW Polo Sedan

————–
Perua Compacta (motor acima de 1.6)

Peugeot 207 SW 1.6 = R$48990,00 —– preço ideal R$45165,00

– Fiat Palio Weekend
– VW SpaceFox

————–
Perua Media

Renault Megane Gran Tour 1.6 = R$48990,00 —– preço ideal R$45347,00

– Hyundai i30 SW
– VW Jetta Variant

————–
Minivan (motor acima de 1.6)

Nissan Livina 1.6 = R$50690,00 —– preço ideal R$40228,00 (Fiat Idea 1.6)

– Chevrolet Meriva
– Citroen Xsara Picasso, C3 Picasso
– Fiat Idea
– Honda Fit
– Kia Soul

————-
Hatch Medio

Nissan Tiida 1.8 = R$50990,00 —– preço ideal R$42080,00

– Chevrolet Astra, Vectra GT
– Citroen C4
– Fiat Bravo
– Ford Focus
– Hyundai i30
– Peugeot 307
– Subaru Impreza
– VW Golf

————
Sedan Medio

Nissan Sentra 2.0 = R$49990,00 —– preço ideal R$48380,00

– Chevrolet Cruze
– Citroen C4 Pallas
– Ford Focus Sedan
– Honda Civic
– Hyundai Elantra
– Mitsubish Lancer
– Peugeot 408
– Renault Fluence
– Subaru Impreza Sedan
– Toyota Corolla
– VW Jetta

————
Utilitario

Chery Tiggo 2.0 = R$52900,00 —– preço ideal R$45066,00

Ford Ecosport
Mitsubish TR4
Renault Duster
Suzuki Grand Vitara

=================

Espalhem essa campanha pelo Orkut, Twitter, Facebook, Blogs, etc. Se até os manifestantes conseguiram derrubar ditadores de anos e anos de exploração, com a internet vamos mobilizar. Obviamente que não creio numa queda acentual dos preços, mas já será uma vitória se pelo menos pararem de vender carros pelados a preço de ouro.

——

Edit: O Advogado Luiz Rochas Cubas entrou com uma representação na procuradoria da república no Distrito Federal para que sejam investigadas as causas dos altos preços dos veículos no Brasil.

http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/7/8/carros-sob-investigacao

Edit: Queda nas vendas dos carros em Setembro, e Outubro. A onda da CAMPANHA DO BOICOTE dando certo. A campanha por enquanto vai durar até Março de 2012. Com o boicote, as montadoras serão obrigadas a diminuirem o lucro absurdo que exploram os consumidores.

Edit: Preços dos carros em Chile:

Chevrolet Spark: R$13615,00 ————— Brasil (Celta pelado R$26000,00)
Chevrolet Cruze: R$29715,00 ————— Brasil (Cruze R$67900,00)
Chevrolet New Captiva: R$42665,00 ——- Brasil (Captiva velha R$90000,00)

Edit: (15/12/2012)

Atualizado (06/01/12)

A campanha do boicote continua sendo um SUCESSO. Pelo terceiro mês consecutivo as vendas estão abaixo em comparação ao mesmo período de 2010.

Outubro:

http://carplace.virgula.uol.com.br/brasil-resultados-de-outubro-vendas-caem-e-importados-perdem-forca/

Novembro:

http://www.ultimoinstante.com.br/setores-da-economia/setor-industria-automotiva-transportes/59035-Vendas-veculos-queda-novembro-relao-2010-aponta-Anfavea.html#axzz1idryUk5T

Dezembro:

http://carplace.virgula.uol.com.br/brasil-resultados-de-dezembro-vendas-caem-em-relacao-a-2010-mas-acumulado-e-o-melhor-da-historia/

Anúncios

8 respostas em “Campanha contra Lucro Brasil

  1. Caros amigos,
    Não vamos nos calar diante de tão absurdo ataque do Governo contra nós consumidores, proponho criar ampla campanha na Internet por email, twiter, etc como alguns grupos já estão fazendo, para pressionar as montadoras nacionais e o Governo, vamos atingí-los no bolso e fazer uma campanha para que não se compre carro nacional durante um ano ou até que a restrição aos importados caia!!
    Mandemos emails para todos da nossa lista pedindo que divulguem em todos os meios possíveis, para o amior número de pessoas, assim como mandemos emails para os orgãos de imprensa avisando desta campanha que reflete a revolta do consumidor…

    Quem tiver idéias neste sentido, e de como melhor nos organizar-mos, por favor se pronuncie…

    Tenho um texto como sugestão para o twiter :

    “Segure a troca de carro por mais 1 ano, até o IPI protecionista cair.
    Obrigue as montadoras a abaixarem os seus preços. #protecionismonao ”

    E um texto para email :

    Senhores:

    É um abuso e um desrespeito para com o povo brasileiro a medida
    protecionista que o governo tomou ao elevar a alíquota de IPI para
    carros importados fabricado por empresas que não tenham (ainda) fábrica
    no Brasil.

    Essa medida não beneficia o povo, pois as montadoras aqui instaladas
    continuarão importando normalmente sem serem atingidas pela medida, e
    continuarão tendo lucros abusivos e absurdos em nosso mercado, nos
    vendendo verdadeiras carroças por preços exorbitantes.

    As montadoras, através da Anfavea, produzem um verdadeiro cartel de
    preços, vide a incrível similaridade de preços dos modelos da mesma
    categoria, em que pese serem fabricados por empresas diferentes, com
    processos produtivos diferentes, em locais diferentes do Brasil.

    Nossa única esperança de, pelo menos, aliviar um pouco a pressão
    exorbitante nos preços, estava sendo a importação de automóveis
    notadamente da china, com equipamentos e acessórios de série,
    encontrados em carros nacionais apenas como caros opcionais, a preços
    competitivos, o que limitava um pouco o abuso das montadoras aqui
    instaladas.

    Mas eis que o governo, em uma absurda demonstração de pouco caso com
    os interesses do povo, e visivelmente para salda compromissos assumidos
    durante campanha, cede à pressões vergonhosas por parte da Anfavea e,
    em um gesto de pouco caso com o bolso já combalido do cidadão, concede
    uma verdadeira carta branca para que as montadoras aqui instaladas
    voltem a arrochar o nosso bolso, como o governo que já faz tão bem isso
    através da mais alta carga tributária para o país.

    Lembremos da reserva de mercado da informática, que tão nefasta foi
    para o nosso país, enquanto protegeu apenas interesses escusos de uns
    poucos, em detrimento de toda uma nação.

    A medida tomada é protecionista e contrária aos interesses legítimos
    do cidadão, que deseja produtos de qualidade a preços justos, e não
    produtos defasados a preços exorbitantes que, nos países de origem das
    montadoras aqui instaladas, compra-se modelos topo de linha, de alto
    luxo ou apelo esportivo, pelo preço que nos cobram aqui por um carro
    popular, defasado e sem equipamentos mínimos de segurança como AirBag,
    ABS, etc.

    A indústria automobilística está instalada em nosso país há mais de
    60 anos, e nesse tempo todo sempre se pautou por nos vender produtos
    defasados, de baixa qualidade, mas com preços extorsivos, e agora como
    prêmio, recebe do governo uma medida protecionista que lesa os
    legítimos interesses do cidadão.

    É vergonhoso constatar que, na hora em que o cidadão tem a seu lado
    a arma da concorrência para regular o mercado e se proteger da
    exploração praticada pelas montadoras nacionais, o governo tome medidas
    contra o cidadão, como se jogasse em um time adversário, para proteger
    a exploração e a baixa qualidade da indústria nacional.

    Qualidade e avanço se fazem com concorrência, protecionismo é atraso
    e prejudicial ao povo!

    • Pq o governo federal deve abaixar o IPI dos carros importados? Eu não vi preço dos carros aumentarem, pelo contrário, estão organizando promoção atrás de promoção. Eu não estou percebendo nenhum prejuízo ao brasileiro por conta do aumento do IPI. E em dezembro quando o aumento entrar em vigor, e o preço dos importados aumentarem, então os boicotem. O carro do Brasil não é caro por conta do governo. Atribua isso a vc mesmo que não sabe comprar carros. A Montadora diz que o carro custa tanto e vc vai e compra. As coisas não podem continuar no escuro como estão. Temos que exigir os números envolvidos na produção de um carro. Estimo que elas estejam lucrando algo próximo de 100%. O governo precisa do imposto para funcionar. E se vc acha que ele esteja sendo desviado então eu te chamo para fazermos pressão lá em Brasília para melhorar a transparencia da arrecadação e exirgir uma legislação mais rígida para os corruptos. Agora para pagarmos um preço justo pelos carros nacionais e importados basta sabermos comprar carros. As pessoas acham que sabem tudo e só fazem burrada na hora da compra do zero Km. Se vc não sabe peça ajuda a quem realmente saiba o valor real do carro. Vou dar um exemplo de como um boicote funciona: vamos supor que uma empresa X tenha 10 clientes; se esses clientes decidirem não comprarem da empresa X por considerar muito alto o preço, a empresa X terá que reduzir a margem de lucros ou o custo de produção para continuarem a vender para os 10 clientes. Ou seja, se não soubermos comprar não teremos uma redução de preço. Vc sabe qual é o real preço do seu carro que é vendido zero Km na loja? Se vc não souber responder minha pergunta então vc se enquadra no grupo dos brasileiros que não sabem comprar carro zero Km. O quanto antes eu vou fazer um site para postar o real preço dos carros nacionais e importados para servir de base na compra do carro zero. Outra coisa: eu não considero que os impostos são autos. Alto é o índice de corrupção que consome grande parte dos tributos arrecadados. Se vc ficar sabendo de alguma manifestação na capital federal por favor divulgue, pois se preciso for eu apanharei da polícia, mas não tolerarei mais a corrupção no Brasil. É louvável a sua vontade de mudar as coisas para melhor. Espero que reflita minhas palavras e exponha sua opnião. Que ninguém o tire do caminho certo. Obrigado.

  2. Não há o que dizer. ERRADO é continuar comprando de tudo o que se oferece ao CONSUMIDOR no BRASIL. Dá inveja dos outros (aliás todos os outros países do Mundo) tudo é Melhore o Preço nem se fale. Moradia, Segurança, Saúde, Educação, Custo Brasil.
    Estão conseguindo estragar este país.

  3. Uma coisa tenho que admitir. Temos lutado através das redes sociais, noticias em telejornais e outros meios sobre os abusos cobrados na venda dessas automosucatas.
    Até agora, não vimos um efeito satisfatório na vendas dessas broncas.

    Continuamos a pagar por um Palio Economy o valor absurdo de R$ 31.000,00 pela versão com AC,DH, VE e TE e limpador de vidro traseiro.

    Ou seja! A única saída seria o boicote mas, como o brasileiro é BURRO pela própria natureza, deseja pagar caro mais por ostentação social perante os parentes e o vizinho que pagar o preço justo.

    Tanto é que no mês de novembro, as montadoras conseguiram vender 305 mil meios de transporte. Até quando!!!!!!

    • Calma. A questão é que sempre novembro e dezembro tem alta nas vendas em relação aos meses anteriores, isso devido a varios fatores. O povo junta dinheiro o ano todo pra chegar a hora da compra, tem ainda o 13 salario, tem quem dá um carro de presente, renovação da frota (empresas, comerciantes, locadoras), multinacionais que fazem promoção com premio de carro por ser natal, etc. Se for comparar com o mesmo periodo de 2010, as vendas estão muito abaixo.

  4. Então se já existe o Lucro Brasil, com as montadoras explorando o consumidor, por que diabos é que o PT aumentou o IPI sobre os veículos importados? Não me digam que é para favorecer o veiculo nacional ou manter os empregos!!!! PALHAÇADA! Me sinto um idiota…

    • Nao se sinta. Voce é um idiota. Enquanto voce critica uma empresa idonea, que gera empregos e movimenta a economia, ha centenas de juizes ganhando 50 paus por mes pra nao fazer nada. Ha milhares de assessores de porra nenhuma roubando dinheiro publico por todos os lados e voce nao faz nada.

      Voce esta fazendo papel de idiota ha tempo, meu chapa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s